Meu INSS – Foto: Instagram
Você sabia que o STF voltou a analisar a chamada Revisão da Vida Toda? Isso pode mudar o cálculo da sua aposentadoria — contando as contribuições feitas antes de julho de 1994, o que pode aumentar o valor do benefício. Mas há risco de voltar atrás. A decisão saiu da esfera técnica e agora envolve votos virtuais, modulações e, claro, efeitos para milhares de aposentados. Saiba aqui quem tem direito, quais os prazos e se vale a pena tentar.
A Revisão da Vida Toda é uma revisão judicial que permite você recalcular o valor da aposentadoria incluindo todos os anos de contribuição – até antes do Plano Real, ou seja, anterior a julho de 1994. Por isso, quem tinha salários mais altos antes dessa data pode ganhar mais com esse recurso.
O STF retomou, em 6 de junho, o julgamento de embargos de declaração no Tema 1.102 — ou seja, a Revisão da Vida Toda — com votação aberta até 13 de junho.
Isso inclui a decisão de modular efeitos: como e a partir de quando a proibição vale, e quem mantém os ganhos.
A previsão é 13 de junho de 2025, quando termina a votação virtual do STF .
Mas pedidos de vista ou destaque podem adiar o resultado. Fique de olho até 13/06.
A Revisão da Vida Toda ainda não acabou — o STF revisita o tema. A tendência é proteger quem já ganhou, mantendo a tese de 2022 em casos específicos, com novas datas para resguardar direitos anteriores. Mas quem ainda não acionou a Justiça pode perder a última chance. Até 13 de junho, o resultado vai definir os rumos.
Quer saber se você ainda pode solicitar a revisão? Converse com um advogado especializado em direito previdenciário agora mesmo — é a melhor forma de garantir que todos os seus anos de contribuição sejam reconhecidos.
Modular significa determinar a partir de quando e para quem a proibição da revisão vale, garantindo estabilidade a decisões anteriores. Isso dá segurança jurídica.
Não. Em abril de 2025, o STF garantiu que esses aposentados ficam com os valores recebidos, sem devolver nada.
Depende: se houver modulação com data de corte antes da sua ação, você pode ficar de fora. Vale consultar um especialista antes de 13/06.
O prazo para votação virtual termina em 13 de junho de 2025 — mas o resultado pode atrasar se algum ministro pedir vista ou destaque.
A inclusão das contribuições anteriores a julho/1994 pode aumentar o valor do benefício, especialmente para quem tinha salários altos antes do Plano Real.
Sim. A partir da decisão, quem ainda não protocolou a revisão pode ter perda de direito, caso a proibição seja aplicada a partir de agora.
Beneficiários do INSS estão se sentindo perdidos. Descubra como a falta de informações afeta seus…
O Tarifaço de Trump pode impactar o mercado e gerar demissões no Brasil. Descubra como…
O Congresso volta a se reunir e traz pautas polêmicas que podem mudar tudo. O…
Descubra como se proteger das ligações falsas sobre o golpe do INSS. Informações essenciais que…
Descubra como ir ao banheiro no mesmo horário pode transformar sua saúde! Veja dicas que…
Um advogado foi preso no Ceará por fraudes ao INSS. Descubra como ele enganou o…
This website uses cookies.