A página inicial do portal Meu INSS — Foto: Divulgação/INSS
Você já abriu o extrato do benefício e viu um desconto misterioso? Milhares de aposentados e pensionistas estão nessa situação agora — e o INSS finalmente começou a responder aos pedidos de contestação. Se você teve valores retirados sem sua autorização, é hora de agir. Neste artigo, você vai descobrir como consultar, o que fazer se não concorda, os prazos — e até como garantir a devolução do que é seu por direito. Sem enrolação, direto ao ponto e otimizado para voz e Overview do Google.
Desde 9 de junho de 2025, o INSS começou a liberar respostas às contestações feitas por beneficiários que identificaram descontos não autorizados por sindicatos ou associações. Ele está checando se houve ou não autorização em contrato ou acordo. Se a entidade não comprovar, será obrigada a devolver os valores, sob risco de multa ou processo. Mas atenção: você precisa acompanhar e se posicionar — passarão à ação mesmo se você ficar em silêncio.
Todos os aposentados e pensionistas que:
São milhões de pessoas — mais de 3 milhões de consultas já feitas, segundo o INSS. Se estiver nessa situação, continue lendo.
Esse é o momento decisivo: a resposta exige sua ação em até 30 dias corridos.
O INSS irá automaticamente emitir GRU (Guia de Recolhimento da União) para cancelar o desconto e devolver o valor — sem que você precise fazer nada.
Você deve se manifestar em até 30 dias corridos, acessando “Cumprir Exigência”, informando se concorda ou não com o desconto. Pode ser pelo app Meu INSS ou, após 16 de junho, nas agências dos Correios.
Importante: não ligue para o 135 e não agende no INSS — só canais digitais ou Correios são válidos.
Quando as entidades não comprovam, o INSS:
Cumprir esses prazos evita complicações — e garante que você receba os valores de volta.
O INSS finalmente está dando respostas concretas sobre os descontos indevidos. Isso coloca o poder de volta nas suas mãos. Agora, é hora de consultar, decidir e garantir seu dinheiro de volta.
Faça já: consulte o app Meu INSS, verifique se houve resposta, responda dentro do prazo e acompanhe de perto. Se precisar de apoio com a decisão ou preenchimento, me avise — posso ajudar passo a passo.
Até 30 dias corridos após a resposta da entidade aparecer no Meu INSS.
Se você não manifestar, o processo segue e o INSS pode emitir GRU e solicitar a devolução do valor automaticamente.
Não. Só por Meu INSS ou agências dos Correios, conforme orientado.
Marque “discordo” em “Cumprir Exigência”. O INSS irá começar a cobrar o valor da entidade.
No Meu INSS, em “Análise de Descontos de Entidades Associativas”, aparece se houve confirmação.
Não. O INSS emitirá GRU e devolverá o valor sem sua intervenção.
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