Pagamento a aposentados: INSS libera extrato de pagamento com reajuste SAULO ANGELO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Se você recebe aposentadoria ou pensão do INSS, precisa ficar de olho: em junho de 2025, foram anunciadas novas regras para o pagamento automático, que podem impactar frequência, valores e formas de recebimento. Entenda a seguir o que muda, como isso afeta sua rotina e o que você deve fazer para evitar surpresas.
O governo federal, por meio de pronunciamentos oficiais, afirmou que o objetivo principal é aumentar a segurança e a eficiência dos pagamentos. O foco é evitar fraudes, reduzir erros e agilizar todo o processo — trazendo mais tranquilidade quem depende do benefício.
Agora, alguns benefícios podem ser pagos mensalmente ou bimestralmente, dependendo do tipo e de critérios internos do INSS. Isso significa que, em certos casos, você pode receber em dois depósitos por ano ou de forma adiantada.
Os valores podem sofrer ajustes para refletir alterações em índices oficiais ou em sua condição pessoal (como inclusão de adicionais legais), e isso pode alterar o total depositado automaticamente.
Haverá exigência de atualização de informações cadastrais periodicamente. Por exemplo, pode ser necessário confirmar dados pessoais ou bancários para continuar recebendo corretamente.
Essas mudanças valem para todos os aposentados e pensionistas que usam o recebimento automático pelo banco, especialmente:
Confirme se sua conta corrente ou conta-salário está correta e ativa no sistema do INSS. Erros aqui impedem depósitos.
Tenha em mãos RG, CPF, comprovante de residência e dados bancários. Caso o sistema solicite, atualize via Meu INSS, telefone 135 ou presencialmente.
Fique de olho em cartas, SMS ou mensagens pelo app — o INSS pode solicitar confirmação de dados.
Com as novas regras, fique atento ao novo calendário de pagamentos (mensal ou bimestral), disponível no Meu INSS.
Caso note atraso ou valor incorreto, siga estes passos:
As novas regras para pagamento automático em 2025 trazem muitas vantagens, mas também exigem atenção. Verifique agora mesmo seus dados, mantenha tudo atualizado, e acesse o Meu INSS ou ligue no 135 caso precise confirmar algo.
Não deixe seu benefício ser bloqueado por descuido. Organize-se, cadastre os dados bancários corretos e acompanhe o calendário. E para continuar aprendendo sobre seus direitos, acesse nossas publicações — informação é poder!
O INSS alterou frequência, valores e exigência de atualização de dados bancários e pessoais.
Sim, dependendo do tipo de benefício, alguns pagamentos passarão a ser realizados a cada dois meses.
Sim, é provável que o INSS solicite atualização de seus dados bancários e pessoais pelo Meu INSS, 135 ou presencial.
Confira seu extrato, informe o banco e contate o INSS. Guarde os comprovantes de contato e protocolo.
Exatamente. O objetivo é prevenir fraudes, evitar erros e manter pagamentos seguros e regulares.
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