Se você é aposentado ou pensionista, este artigo é para você! Vamos falar sobre um acordo que o INSS fez e que pode te ajudar a receber reembolsos por descontos feitos de forma ilegal. Mais de 714 mil pessoas já estão nessa!
Você vai descobrir como aderir a esse acordo, e como não vai precisar pagar advogado para isso. O prazo se estende até 14 de novembro, então fique ligado! O dinheiro começará a ser devolvido a partir do dia 24 de novembro e tudo será feito de forma simples. Vamos entender como funciona?
Quem pode aderir?
Se você é aposentado ou pensionista e já contestou os descontos que considerou indevidos, mas não recebeu resposta da entidade ou associação em até 15 dias úteis, você pode participar desse acordo. É uma chance de recuperar uma quantia que é sua por direito!
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?
Aceitar o acordo é simples e pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Aqui está um passo a passo fácil:
- Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha.
- Vá até a opção Consultar Pedidos e clique em Cumprir Exigência em cada pedido (se tiver mais de um).
- Role a tela até o último comentário, leia atentamente e, no campo Aceito receber, selecione Sim.
- Clique em Enviar e pronto! Agora é só aguardar o pagamento.
Como funciona o processo até a adesão ao acordo?
O processo é tranquilo. Veja só:
Etapa | Descrição |
---|---|
1 | Você registra a contestação do desconto indevido. |
2 | Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda. |
3 | Se não houver resposta nesse prazo, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento. |
O governo também lançou uma medida provisória que liberou R$ 3,31 bilhões para agilizar essa devolução. O ministro da Previdência Social, Wolneu Queiroz, comentou que o legal dessa adesão é que você não precisa gastar com advogado. Ao assinar o acordo, você se compromete a não entrar na Justiça contra o governo. Mas, se desejar, pode processar as associações por dano moral, caso sinta que isso é necessário. Para mais detalhes sobre como funciona essa devolução, veja neste link.
Onde e como você pode aderir?
A adesão é gratuita e fácil! Você pode fazer isso de duas formas:
- Pelo aplicativo ou site Meu INSS.
- Em agências dos Correios em mais de 5 mil municípios.
Se você tiver dúvidas, pode ligar para a central 135. Mas fique atento: essa central não faz adesão ao acordo, apenas responde perguntas e contestações.
Conclusão
Então, não perca tempo! Se você é aposentado ou pensionista e ainda não aderiu ao acordo do INSS, essa é a sua chance de recuperar o que é seu por direito. Mais de 714 mil pessoas já estão nessa, e você também pode ser uma delas. O processo é simples, rápido e gratuito. Lembre-se, o prazo vai até 14 de novembro, então é hora de agir! Não deixe essa oportunidade escapar.
E se você quer ficar por dentro de mais dicas e informações valiosas, não esqueça de conferir outros artigos no DRA Aposentadoria. Bora lá!